Saiba a origem
Por Matheus Bigogno Costa |
Editado por Guadalupe Carniel |
28 de Janeiro de 2020 às 19h15
Link copiado!
/i371324.jpeg)
/i490121.jpeg)
Criado pela Ericsson em 1994, Bluetooth é uma tecnologia que foi desenvolvida para comunicação sem fio e troca de dados e arquivos entre diversos dispositivos móveis, de forma rápida e segura, sem a necessidade da utilização de fios.
A tecnologia de comunicação possui este nome em homenagem ao antigo rei da Dinamarca e da Noruega, chamado Harold Blatand que, em tradução para o inglês, tem-se Harold Bluetooth (“Dente Azul” em português).
Apesar de algumas controvérsias com a tradução, certos estudiosos afirmam que a provável tradução do Dinamarquês seja "homem notável de pele escura". De todo caso, a crença popular indica que o monarca possuía realmente uma cor azulada nos seus dentes, mantendo-se assim, a tradução inicial de Bluetooth.
A homenagem foi feita a Harold pela sua façanha de ter unificado as tribos da Noruega, Suécia e Dinamarca, já que o objetivo da tecnologia é uma forma de junção de diferentes dispositivos em um ambiente só.
O símbolo e o logotipo da tecnologia também foram baseados no nome de Harold, já que são formados pela união das runas nórdicas de Hagall e Berkanan, correspondendo às inidicias dos nomes, "H" e "B", respectivamente.
