Introdução

Chuvas torrenciais provenientes do furacão Danny inundaram muitas partes de Charlotte, Carolina do Norte. As águas da inundação subiram tão rápido no riacho Little Sugar que a fundação de uma ponte férrea desabou, fazendo com que uma locomotiva a diesel caísse nele. Como você pode imaginar, uma locomotiva de 190 toneladas não é fácil de ser içada. Depois que as águas retrocederam, equipes de emergência trouxeram três grandes caminhões-guindaste, para tirar o trem do riacho e colocá-lo novamente nos trilhos.


Um caminhão-guindaste pode içar milhares de quilos usando o simples conceito da transmissão de forças de um ponto a outro com um fluido

Os guindastes hidráulicos possuem uma construção bem simples, mas podem executar tarefas difíceis que de outra forma pareceriam impossíveis. Em questão de minutos, essas máquinas são capazes de levantar vigas de muitas toneladas para pontes em auto-estradas, equipamento pesado em fábricas ou até mesmo erguer casas de praia sobre pilastras. Eles também são usados para içar baleias orca como a Shamu para fora de seus tanques, quando lugares como o Sea World (em inglês) transfere as baleias para outro destino.

Ao observar um caminhão-guindaste em ação é difícil imaginar quanto peso está levantando, porque trabalha com objetos de várias toneladas com relativa facilidade. Em geral, um guindaste levanta objetos que tem um peso equivalente ao seu.

Nesta edição, você aprenderá como estes guindastes são capazes de levantar milhares de quilos usando dispositivos hidráulicos. Vamos entrar na cabine de comando para mostrar como estas máquinas são operadas.