TELHADOS ECOLÓGICOS
Branco no topo
Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global
Giuliana Capello
Revista Arquitetura e Construção – 05/2009
Explica-se: enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor.
Além disso, a temperatura interna também diminui e,assim, os ambientes exigem menos ar condicionado – o que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. “Um telhado branco de 100 m2 compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma típica casa americana”, afirma Marcos Casado, gerente técnico do Greenbuilding Council Brasil, que lançou o site One Degree Less para disseminar a prática. “No Brasil, essa solução teria um efeito ainda maior se incluíssemos também as fachadas, como já se faz na costa do Mediterrâneo há séculos”, diz Roberto Lamberts, especialista em eficiência energética em edificações e professor doDepartamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Em tempo: telhados verdes também contribuem para a causa. “Além de combater o aumento das temperaturas do globo, como as coberturas brancas, têm a qualidade de reduzir a velocidade de vazão da água das chuvas, evitando enchentes”, ressalta Roberto.
Produtos para um telhado claro
Confira as indicações de Marcos Casadoe Roberto Lamberts para coberturas prontas ou em fase de projeto:
- impermeabilizante para lajes e marquises: Vedapren Branco (Otto Baumgart);
- telhas claras: EuroTop Clássica Branca (de cimento) e Toptelha Mediterrânea Pérola (cerâmica);
- tinta para pintar telhas de barro, cimento e fibrocimento: resina à base de água Metalatex Eco Telha Térmica (Sherwin-Williams);
- cobertura metálica para casas, galpões e indústrias: painéis de aço pintados de branco, da Panisol;
Veja também:
Laboratório Nacional Lawrence Berkeley
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo_471239.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário