Projeção

Para o público, o aspecto mais importante do cinema digital é o sistema de projeção. Quase todos concordam que um bom projetor de filme, com uma película de qualidade, pode produzir uma imagem vibrante. O problema é que, cada vez que o filme é exibido, a qualidade diminui um pouco. Se o filme for assistido novamente depois de algumas semanas, poderão ser percebidos arranhões e sujeira na imagem.

Muitos críticos dizem que o filme digital tem qualidade inferior a da película, mas reconhecem que o desgate da película é uma desvantagem do sistema analógico. Um filme digital nunca perde qualidade. Compare um CD a uma fita de áudio. Toda vez que você executa uma fita de áudio, o som se torna um pouco pior, mas a informação digital de um CD soa exatamente da mesma maneira toda vez que você a ouve.

Hoje, existem duas grandes tecnologias de projeção digital de cinema: projetor Micromirror e LCD.

Os projetores Micromirror, assim como a linha DLP da Texas Instruments formam imagens com uma série de espelhos microscópicos. Neste sistema, uma lâmpada potente emite luz através de um prisma. O prisma divide a luz em três cores: vermelho, verde e azul. Cada feixe de cor atinge um dispositivo de micro-espelhos digital (DMD), um chip semicondutorcolocado em mais de um milhão de espelhos articulados.

Baseado na informação codificada no sinal de vídeo, o DMD se volta para os pequenos espelhos para refletir a luz colorida. Coletivamente, os pequenos pontos de luz refletida formam uma imagem monocromática. Para ver como isso funciona, imagine uma multidão à noite, com cada pessoa segurando um pequeno espelho. Um helicóptero sobrevoa as pessoas e emite uma luz forte para baixo. Dependendo de quem segura o espelho para cima, poderão ser vistas imagens diferentes refletidas. Se todos trabalharem juntos, é possível formar imagens mais definidas. Se o grupo for formado por mais de um milhão de pessoas, encostadas ombro-a-ombro, é possível criar imagens bastante detalhadas.


Foto cedida por Texas Instruments

Na verdade, a maioria dos espelhos individuais são ativados (refletem luz) ou desativados (não refletem luz) e isso acontece milhares de vezes por segundo. Um espelho ativado por mais tempo, vai refletir mais luz. Por isso, o pixel que ele forma será mais brilhante. Desta forma, o DMD cria a gradação entre o claro e o escuro. Os espelhos ativados e desativados rapidamente criam uma variação de escalas de cinza (ou variações de vermelho, verde e azul, neste caso).

Cada chip micromirror reflete a imagem monocromática de volta para o prisma, que recombina as cores. As cores verde, vermelho e azul se juntam para formar a imagem colorida, que é projetada na tela.

Os projetores LCD, como a linha Digital Image Light Amplifier (D-ILA) da JVC, funcionam de uma maneira levemente diferente. Estes projetores refletem uma luz forte em um espelho estático coberto por uma tela de cristal líquido (LCD). Baseado no sinal digital, o projetor ordena que alguns dos cristais líquidos reflitam a luz e outros não. Desta forma, o LCD modifica a intensidade do feixe de luz para criar uma imagem.

Existe uma desvantagem na tecnologia de projeção digital. Em ambos os tipos de projetor, pixels individuais podem "quebrar" com o tempo. Quando isso acontece, a qualidade da imagem de cada filme projetado fica um pouco pior. Em uma película, uma cópia do filme pode ficar danificada, mas uma nova cópia do mesmo filme terá imagem perfeita.