Introdução sobre Alan Turing


Alan Turing
Ele foi pioneiro na teoria dos computadores e podemos considerá-lo o pai do computador contemporâneo. Se isso não bastasse, Alan Turing foi ainda o homem que decifrou o código Enigma, usado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a virada e a vitória dos aliados.

Seu brilhante trabalho teórico com os primeiros computadores britânicos só foi reconhecido após a publicação de sua biografia por Andrew Hodges nos anos 80. A partir dela foi possível saber por que Turing, um sujeito excêntrico e um gênio da matemática, tornou-se a principal figura na história do computador. Apesar de sua fundamental contribuição, ele foi totalmente esquecido após sua morte prematura, talvez pelo preconceito em relação a sua homossexualidade.

Fatos da pré-história dos computadores

  • Podemos dizer que o primeiro computador foi o ábaco. Em 4.000 a.C., esse primitivo método de cálculo era usado na China e no Oriente Próximo.
  • Restos de uma surpreendente máquina de calcular astronômica, de autoria desconhecida, foram encontrados num antigo navio grego naufragado no século 1 a.C. Nela, uma manivela que movia rodas dentadas acionava indicadores que mostravam a posição do Sol e dos planetas no zodíaco.
  • A primeira verdadeira máquina de calcular mecânica foi produzida em 1623 por William Schickard, professor de hebraico da Universidade de Tübingen e amigo do astrônomo Johannes Kepler. Com ela, os astrônomos podiam calcular as posições futuras do Sol, da Lua e dos planetas.
  • Alguns anos depois, William Oughtred criou a primeira régua de cálculo.
  • No mesmo século, o matemático francês Blaise Pascal criou mais de 50 modelos de máquinas de calcular mecânicas.
  • Ainda nos anos 1700, o filósofo alemão Leibniz produziu uma matemática binária que sinalizava o avanço rumo ao computador digital.
  • No século 19, Charles Babbage delineou os traços básicos do computador moderno com suas “máquinas de diferenças” que operavam em matemática decimal.
  • Na mesma época, George Boole introduziu o que é atualmente conhecida como álgebra booliana, em que a lógica pode ser reduzida a uma sequência simples de simbolismo binário.



Turing chegou, em alguns momentos de sua vida, a ver a si mesmo como uma espécie de computador. Graças ao seu trabalho, antes mesmo do primeiro computador ser desenvolvido já era possível saber quais os limites dessa que é uma das maiores realizações tecnológicas da humanidade. Turing mostrou o que um computador seria capaz de “computar” e que eles poderiam desenvolver sua própria inteligência artificial.

Conheça nas páginas a seguir um pouco da vida e das realizações de Alan Turing.
Alan Turing
Reprodução

Este artigo é um resumo do livro “Turing e o Computador em 90 minutos”, de Paul Strathern, da coleção “Cientistas em 90 minutos” da Jorge Zahar Editor, publicado em 2000.