Apontar, preparar, cozinhar!
Você geralmente ouve que os fornos de microondas cozinham o alimento "de dentro para fora". O que isso significa? Veja uma explicação para ajudá-lo a entender a culinária de microondas.Vamos dizer que você queira assar um bolo no forno convencional. Normalmente, você assaria o bolo a mais ou menos 176ºC. Mas vamos dizer que, acidentalmente, você ligue o forno a 315,5ºC. O que vai acontecer é que o exterior do bolo vai queimar antes que o interior esquente. Em um forno convencional, o calor tem que migrar (por condução) de fora do alimento para o meio (veja Como funcionam as garrafas térmicas para uma boa explicação sobre a condução e outros processos de transferência de calor). Você também tem ar quente e seco do lado de fora do alimento que está evaporando umidade. Então, a parte de fora vai ficar crocante e dourada (por exemplo: o pão forma a casquinha, ao passo que a parte de dentro vai ficar úmida).
Foto cedida Panasonic e Matsushita |
Na culinária de microondas, as ondas de rádio penetram no alimento, estimulando muito as moléculas de água e de gordura por igual em todo o alimento. Nenhum calor tem que migrar para o interior por condução. Há calor em toda parte e por igual, pois as moléculas são estimuladas por igual. É claro que há limites. As ondas de rádio não penetram por igual em pedaços grossos de alimentos (elas não completam o caminho até o meio), e também há "pontos quentes" causados pela interferência das ondas, mas você entendeu. O processo completo de aquecimento é diferente porque você está "estimulando os átomos" em vez de "conduzir o calor".
No forno de microondas, o ar no forno está em temperatura ambiente; então, não há como formar uma casquinha. É por isso que as massas para tortas de microondas algumas vezes vêm com uma bandeja de alumínio coberta com papelão. Você coloca o alimento na bandeja e depois no microondas. A bandeja reage à energia das microondas, ficando muito quente. Esse calor externo faz com que a casquinha fique crocante como ficaria em um forno convencional.
Para mais informações sobre a culinária de microondas e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário