Como as luzes dos postes acendem automaticamente à noite?
Nos Flintstones, um pássaro pequeno senta dentro da luz e dá voltas todas as noites antes de ir para cama. Em uma iluminação de rua moderna, um circuito pequeno substitui o pássaro e acende a luz quando a quantidade de raios de luz começa a diminuir.
Um componente de sensor de luz comum é o fotoresistor de sulfide de cádmio, também conhecido como célula de CdS. Um fotoresistor muda sua resistência baseado na quantidade de luz que chega nele. Quando muita luz chega nele, sua resistência vai a quase zero - ele conduz eletricidade muito bem. Quando nenhuma luz chega, ele tem alta resistência - ele conduz pouca eletricidade. Em um circuito extremamente simples, você pode ligar uma célula de CdS com um fio metálico diretamente a um relés (veja Como funcionam o relê), de forma que muita luz pode energizar o eletroímã, mas não uma quantidade. Porém, normalmente uma célula de CdS não pode puxar corrente suficiente para ativar o relés quando a luz chega nele. Então você precisa adicionar um transistor para ampliar a corrente que flui pela célula de CdS. Um circuito típico deve se parecer com isto:
- Base
- Emissor
- Coletor
Em um poste de iluminação real o circuito pode ser um pouco mais avançado, mas não tanto. Ele possui a célula de CdS, o transistor e o relés, mas talvez precise de mais de um transistor, dependendo do tamanho do relés. É realmente um circuito muito simples.
Mais links interessantes (em inglês)
fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao363.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário