Como explicar as cabines pressurizadas de aviões?
O artigo Como funcionam os calibradores explica a pressão do ar. A atmosfera tem cerca de 80 km de "profundidade" e, ao nível do mar, ela exerce 14,7 psi – ou 1 kgf/cm². Nossos corpos pensam que 14,7 psi é completamente normal.
Quando você enche o pneu de um carro ou de uma bicicleta, você usa uma bomba para aumentar a pressão dentro de um espaço fechado. Um pneu de carro normalmente roda com 30 psi (2 kgf/cm²) e um pneu de bicicleta deve rodar com 60 psi (4,2 kgf/cm²). Não há mágica aqui – a bomba simplesmente coloca mais ar em um volume constante; então, a pressão aumenta.
Um avião voa a cerca de 9.144 metros. A pressão do ar a 9.144 metros é bem menor do que no nível do mar – 4,3 psi (0,3 kgf/cm²) versus 14,7 psi (1 kgf/cm²). O ar de alta pressão é usado para "encher" a cabine da mesma maneira que um pneu é preenchido. O ar de alta pressão na maioria dos aviões vem do estágio de compressão dos motores a jato.
Veja mais alguns links interessantes.
- Como funcionam os aviões
- Como funcionam os calibradores
- Como funcionam as turbinas a gás
- História de um pulo a 9.144 metros (em inglês)
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao15.htm
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