O ar que respiramos é composto de quantidades significativas de quatro gases:
  1. Nitrogênio (78%);
  2. Oxigênio (21%);
  3. Argônio (0,94%);
  4. Dióxido de carbono (0,04%).
Quando respiramos, nossos corpos consomem o oxigênio do ar e o transforma em dióxido de carbono. O ar exalado contém cerca de 4,5% de dióxido de carbono. Nossos corpos não fazem nada com o nitrogênio ou o argônio.
Um submarino é um lugar fechado que contém pessoas e um fornecimento limitado de ar
© Pim leijen / iStockphoto.com
Um submarino é um lugar fechado que contém pessoas e um fornecimento limitado de ar
Um submarino (ou também uma nave espacial) é um lugar fechado que contém pessoas e um fornecimento limitado de ar. Há três coisas que devem acontecer para que o ar de um submarino permaneça respirável:
  1. O oxigênio tem de ser reposto à medida que é consumido. Se a porcentagem de oxigênio no ar fica muito baixa, a pessoa sufoca.
  2. O dióxido de carbono deve ser removido do ar. À medida que a concentração de dióxido de carbono aumenta, ele se torna uma toxina.
  3. A umidade que exalamos na respiração precisa ser removida. 

oxigênio é fornecido por tanques pressurizados, por um gerador de oxigênio (que pode formar oxigênio através da eletrólise da água ou de outras maneiras) ou um tipo de "cilindro de oxigênio" (você pode se lembrar desses cilindros por causa de problemas na estação espacial MIR - eles liberam oxigênio através de uma reação química muito quente). O oxigênio é liberado de maneira contínua por um sistema computadorizado que controla a porcentagem de oxigênio no ar, ou aos poucos e periodicamente durante o dia.
dióxido de carbono pode ser removido quimicamente do ar usando cal sodada (hidróxido de sódio e de cálcio). O dióxido de carbono é aprisionado na cal sodada através de uma reação química e é removido do ar. Outras reações parecidas podem realizar a mesma função.
umidade pode ser removida quimicamente ou através de umdesumidificador. Isso impede que ela se condense nas paredes e equipamentos dentro do submarino.
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