O que é um decibel?
O decibel (abrevia-se dB) é a unidade usada para medir a intensidade de um som. A escala decibel é meio estranha porque o ouvido humano é extremamente sensível: seus ouvidos podem ouvir tudo, desde a ponta do seu dedo passando levemente sobre sua pele até um motor a jato. Em termos de potência, o som do motor a jato é cerca de 1 trilhão de vezes mais potente do que o menor som audível. Essa diferença é enorme!
Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:
- próximo ao silêncio total - 0 dB
- um sussurro - 15 dB
- conversa normal - 60 dB
- uma máquina de cortar grama -90 dB
- uma buzina de automóvel - 110 dB
- um show de rock ou um motor a jato - 120 dB
- um tiro ou um rojão - 140 dB
Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição, e a perda depende tanto da potência do som como do período de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um som de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos (e chega a causar dor). Consulte esta página (em inglês) para ver uma "régua" medindo as exposições.
Aqui vão alguns links interessantes
- Como funciona a audição
- O que é ruído branco?
- Por que você consegue ouvir o mar ao segurar uma concha perto da sua orelha?
- ASHA (Associação Americana da Fala, Linguagem e Audição): é difícil definir o som (em inglês)
- NIDCD (Instituto Nacional da Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação): audição, infecções do ouvido e surdez (em inglês)
- Decibéis (em inglês)
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao124.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário