Como funcionam os rastreadores de localização
por Kevin Bonsor - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Neste artigo
Os fundamentos
O rastreador de posição não é uma simples tecnologia. Mais propriamente, é a convergência de várias tecnologias que podem ser fundidas para criar sistemas que rastreiam a posição de frotas de inventário, de veículos ou de animais, por exemplo. Sistemas similares podem ser criados para entregar serviços com base na posição de dispositivos sem fio.
As tecnologias atuais estão sendo usadas para criar rastreadores de posição e sistemas com base na posição incluem:
- Sistemas de Informação Geográficas (GIS) - para sistemas de rastreadores de posição em larga escala, é necessário capturar e armazenar a informação geográfica. Os GIS podem capturar, armazenar, analisar e reportar informações geográficas.
- Sistema de Posicionamento Global (GPS) - constituído de uma constelação de 27 satélites na órbita da Terra (24 em operação e três extras, em caso de algum falhar). Um receptor GPS, como o que está em seu telefone celular, pode localizar quatro ou mais desses satélites, descobrir a distância de cada um e deduzir sua localização por meio de uma triangulação. Para a triangulação funcionar, ela deve ter uma linha clara de visão para esses quatro ou mais satélites. O GPS é ideal para o posicionamento exterior, tal como topografia, exploração agrícola, transporte ou uso militar (para o qual foi originalmente projetado). Veja Como funcionam os receptores GPS para mais informações.
Foto cedida Departamento de Defesa dos EUA
Conceito artístico da constelação de satélites GPS - Identificação de Freqüência de Rádio (RFID) - pequenos microchips sem bateria que podem ser anexados ao consumo de bens, gado, veículos e outros objetos para rastrear seus movimentos. RFID de identificações são passivas e apenas transmitem dados se preparadas pelo leitor. Os leitores transmitem ondas de rádio que ativam as identificações RFID. Então a identificação transmite a informação via freqüência de rádio predeterminada. Essa informação é capturada e transmitida para uma base de dados central. Entre os possíveis usos para a identificação RFID estão as substituições para os tradicionaiscódigos de barra UPC. Veja Como funcionam os RFIDs para mais informações.
- Rede de Área Local Sem Fio (WLAN) - rede de dispositivos que se conectam via freqüência de rádio, como 802.11b. Esses dispositivos trnsmitem dados sobre as ondas de rádio e fornecem aos usuários uma rede com uma variação de 21,3 até 91,4 m.
Na próxima seção, vamos ver como um rastreador de posição pode ser usado para organizar as redes de fornecimentos e rastrear frotas de caminhões, navios e aviões.
Neste artigo
5.
6.
7.
8.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/rastreadores-de-localizacao1.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário