Quase todo mundo já viu um filme na televisão ou no cinema em que o suspeito de um crime é interrogado enquanto detetives observam atrás de um espelho falso. Como um pedaço de vidro consegue refletir a luz de um lado enquanto permanece transparente do outro?
Na verdade não há segredo. Um espelho falso possui um revestimento refletor aplicado em uma camada muito fina e esparsa, que é chamada de superfície semiprateada. O nome semiprateado vem do fato de que as moléculas refletoras revestem o vidro tão esparsamente que é aplicada apenas à metade das moléculas necessárias para que o vidro se torne um espelho opaco. A nível molecular, podemos dizer que existem moléculas refletoras pontilhadas por todo o vidro em uma película uniforme, mas somente metade do vidro é recoberto. A superfície semiprateada reflete cerca de metade da luz que atinge a superfície, enquanto permite que a outra metade a atravesse. Os espelhos semiprateados também são essenciais para muitos tipos de lasers, veja Como funciona o laser  para mais detalhes.
Por que o "suspeito de um crime" não vê os detetives na sala ao lado? A resposta está na iluminação das duas salas. A sala na qual o vidro se parece com um espelho é mantida bem iluminada, de modo que há muita luz para ser refletida pela superfície do espelho. A outra sala, na qual o vidro se parece com uma janela, é mantida escura de modo que há pouca luz para atravessar o vidro. No lado do criminoso, ele vê seu próprio reflexo. No lado dos detetives, o que eles vêem é a grande quantidade de luz que vem do lado do criminoso.
Se as luzes na sala com o espelho forem apagadas de repente, ou se as luzes na sala de observação forem acesas subitamente, o espelho falso se transformaria em uma janela, com as pessoas em cada sala vendo umas às outras. Você pode ver este efeito à noite em qualquer edifício de escritórios com vidros espelhados. Se a luz estiver acesa em um escritório, você verá muito bem o seu interior.
Aqui vão alguns links interessantes:

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao421.htm